Ações memes podem salvar a Tupperware? Empresa dispara 715% em oito sessões na Bolsa apesar de estar perto da falência

Embora a ascensão tenha sido espetacular, é improvável que a história termine bem, a julgar pelo que ocorreu com outras ações de memes no passado

Francisco Laranjeira
Agosto 2, 2023
12:13

Os alertas sobre a icónica Tupperware de uma possível falência – que lançaram dúvidas sobre a sua viabilidade – não impediram os investidores se lançassem em massa sobre as suas ações: em apenas oito sessões, a empresa, que não conseguiu apresentar as contas de 2022 devido a erros contabilísticos que obrigaram a reformular os números dos últimos três anos, subiu 715% no mercado de ações. Por trás da ascensão astronómica está o regresso das chamadas ‘ações memes’, o fenómeno que catapultou o valor de empresas como a GameStop ou AMC, em 2021, ou a já falida Bed, Bath & Beyond, em 2022.

Os investidores compraram 15 milhões de dólares em ações da Tupperware, desde 21 de julho último, quando a capitalização da empresa era de cerca de 40 milhões. Conforme subiam o preço das ações da empresa, cresceram também as menções no ‘WallStreetBets’, o subfórum do Reddit que iniciou o fenómeno em 2021. De acordo com o jornal espanhol ‘El País’, a empresa estava avaliada esta terça-feira em 251,6 milhões de dólares e o valor das ações passou de 0,66 para 5,38 dólares.

Os números da Tupperware impressionam pela negativa: nos últimos 9 meses de 2022 (as últimas disponíveis), as vendas passaram de 1.207 (2021) para 991,3 milhões de dólares em 2022, uma queda de 17,87% em apenas um ano. O resultado operacional caiu de 136,2 milhões para apenas 3,2 milhões de dólares. Ao mau desempenho do negócio junta-se uma dívida sufocante, o que levou a Tupperware a assinar sucessivos acordos de diferimento, tendo mesmo emitido um comunicado a alertar que a empresa poderia não ter mais viabilidade económica.

Embora a ascensão tenha sido espetacular, é improvável que a história termine bem, a julgar pelo que ocorreu com outras ações de memes no passado. Desde que as ações da Tupperware atingiram um pico em 2021, na esperança de que a pandemia e comer em casa estimulassem as vendas de produtos de cozinha, as suas ações desvalorizaram entretanto 98%.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.