Ações da Telefónica disparam com venda das torres de telecomunicações

A Telefónica vai vender as suas torres de comunicações móveis na Europa e na América Latina à American Towers, num negócio que ascende aos 7,7 mil milhões de euros. De acordo com a agência Reuters, o anúncio da operação fez disparar o valor da operadora espanhola no mercado bolsista.

No total, mais de 30 mil torres em Espanha, Alemanha, Brasil, Peru, Chile e Argentina irão passar para as mãos da empresa norte-americana American Towers, que se compromete a estabelecer um acordo de leasing com a Telefónica no sentido de garantir a manutenção da sua utilização. A Telefónica passa, assim, a ser dona apenas de torres deste tipo no Reino Unido.

Segundo a Reuters, o negócio foi fechado através da Telxius, divisão da Telefónica detida em parte pelo fundo de investimento KKR e pelo braço de investimento do milionário Amancio Ortega. O montante angariado através da venda deverá permitir que a Telefónica reduza em 4,6 mil milhões de euros a dívida líquida que foi acumulando com o investimento nas suas redes.

A estratégia da Telefónica passará pelo foco nos seus negócios mais lucrativos, colocando de parte os mercados com piores resultados, como é o caso da América Latina.


Comentários
Loading...