Acelera o Lamborghini acima dos 200 km/h diante da polícia e fica sem carta e sem carro em segundos…

Caso ocorreu na saída da portagem de Nangy, pouco depois do posto alfandegário de Gaillard, nos arredores de Genebra

Automonitor

Bastaram poucos segundos para uma saída de portagem se transformar num pesadelo ao volante de um superdesportivo. O ‘L’Automobile Magazine’ conta que um condutor suíço foi apanhado a 206 km/h numa autoestrada limitada a 110 km/h, logo depois de deixar a Suíça pelo cantão de Genebra, ao volante de um Lamborghini Revuelto. O resultado foi imediato: ficou sem carta e sem carro, que acabou apreendido pela polícia francesa.

O caso ocorreu na saída da portagem de Nangy, pouco depois do posto alfandegário de Gaillard, nos arredores de Genebra. A unidade de intervenção rápida de Saint Julien-en-Genevois estava no local a realizar uma operação de controlo quando detetou o coupé preto a acelerar com demasiada vontade mal passou a barreira.

Os militares seguiam num Cupra Leon e registaram 206 km/h numa via em direção a Chamonix, onde o limite é de 110 km/h. Num carro como o Lamborghini Revuelto, a aceleração pode ser quase instantânea, mas desta vez a demonstração de potência terminou com a intervenção imediata da gendarmaria da Alta Sabóia.

Apesar de se tratar de um condutor suíço, isso não evitou consequências pesadas. A carta de condução foi confiscada e o veículo apreendido e removido do local. O episódio serviu também para recordar que uma matrícula estrangeira não protege automaticamente quem comete infrações graves fora do seu país.

Mais à frente, o ‘L’Automobile Magazine’ sublinha que a troca de dados entre França e Suíça permite comunicar automaticamente este tipo de infrações ao país de residência do condutor. Isso significa que a suspensão da carta também pode produzir efeitos na Suíça, além de os tribunais franceses poderem impor uma proibição de conduzir em território francês.

Há ainda outro detalhe que agrava a situação dos condutores estrangeiros. França aplica um sistema de carta de condução ‘virtual’ com pontos para quem conduz com licença emitida noutro país. Se esses pontos chegarem a zero por causa de infrações cometidas em França, o condutor pode ficar proibido de conduzir no país durante um ano. Se desrespeitar essa proibição, arrisca prisão, multa e apreensão imediata do veículo.

Continue a ler após a publicidade

Neste caso, o condutor suíço terá agora margem para contestar judicialmente a decisão e tentar recuperar tanto a carta como o Lamborghini. Mas a imagem já ficou: uma saída de portagem, um Lamborghini Revuelto, um excesso de velocidade brutal e uma viagem que acabou quase no mesmo instante em que parecia começar.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.