A ponte mais alta do mundo passa pelo teste mais extremo de sempre. Foi assim que garantiram a segurança na “Fenda da Terra”

A Ponte Huajiang Grand Canyon, oficialmente a mais alta do mundo, passou por testes finais para garantir que está pronta para suportar o tráfego público, antes da sua inauguração.

Executive Digest Contents
Setembro 6, 2025
14:00

A Ponte Huajiang Grand Canyon, oficialmente a mais alta do mundo, passou por testes finais para garantir que está pronta para suportar o tráfego público, antes da sua inauguração.

Com 625 metros de altura entre o convés e o fundo do desfiladeiro, conhecido como “Fenda da Terra”, e 2.890 metros de extensão total, a ponte foi concluída em abril de 2025. A estrutura é sustentada por duas torres de 262 metros de altura, tornando-se um marco da engenharia chinesa.

Para certificar a segurança da ponte, engenheiros realizaram um teste de carga pouco convencional: 96 camiões percorreram toda a estrutura, distribuídos em pontos estratégicos, simulando condições extremas com um total de 3.360 toneladas de carga. “Simulamos condições extremas para ativar a capacidade máxima da estrutura em uso normal”, explicou Lei Min, diretor dos testes de carga, de acordo com o ‘Unilad Tech’.

A experiência é parte de um rigoroso processo de avaliação que garante que a ponte suportará o tráfego diário com total segurança. Apesar do cenário impressionante, o teste decorreu sem incidentes, reforçando a confiança na qualidade da construção.

A Ponte Huajiang Grand Canyon é agora oficialmente reconhecida como a ponte mais alta do mundo e representa um feito significativo na engenharia moderna, preparada para receber os primeiros veículos em breve.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.