A XPENG, marca chinesa de veículos elétricos líder em mobilidade de Inteligência Artificial, apresentou dia 8 de setembro, no salão automóvel IAA Mobility 2025 os seus mais recentes progressos no futuro da mobilidade com IA. A estreia europeia de novos modelos evidencia as suas competências em tecnologia de IA, sistemas de condução inteligente e engenharia de elevada performance, refletindo também o seu crescimento internacional. Em simultâneo, a XPENG vai abrir oficialmente em setembro o seu Centro de I&D em Munique, o primeiro na Europa, para fomentar a inovação em mobilidade com IA e colaborar de perto com os condutores europeus.
A presença da XPENG no IAA Mobility sublinha esta missão ambiciosa. Enquanto no passado, os veículos eram principalmente mecânicos, a XPENG foi concebida com IA no seu ADN. Esta base única define a sua função como exploradora da mobilidade futura: criar tecnologia que transforme a forma como milhões de pessoas vivem e se deslocam, através de veículos com IA, robots humanoides e até veículos voadores.
“Com o novo P7, estamos a mostrar aos utilizadores de todo o mundo como a IA pode transformar o automóvel num assistente inteligente e caloroso”, afirmou He Xiaopeng, Presidente e CEO da XPENG. “Este modelo demonstra as nossas capacidades full-stack de IA, desenvolvidas internamente. A XPENG não se limita a fabricar automóveis — criamos experiências de mobilidade inteligentes e sustentáveis para utilizadores globais. O novo Centro de I&D em Munique comprova o nosso firme compromisso em criar estas experiências em conjunto com a Europa, aprofundando parcerias, impulsionando a inovação local e oferecendo soluções de mobilidade de ponta aos utilizadores europeus.”
Com base neste crescimento acelerado, o Vice-Presidente do Conselho de Administração e Presidente da XPENG, Brian Gu, destacou a estratégia global da empresa: “Desde a nossa primeira presença no IAA Mobility em 2023 como uma marca chinesa EV emergente, em 2025 a XPENG regressa tendo rapidamente ocupado o 6.º lugar mundial entre os maiores fabricantes de veículos elétricos. Estamos presentes em mais de 46 mercados e continuaremos a expandir globalmente, oferecendo produtos inovadores e tecnologias inteligentes para acelerar a transição para uma mobilidade sustentável.”
A aprofundar raízes na Europa
O mercado europeu tem um papel crucial nos esforços da XPENG para acelerar o seu crescimento global, com investimentos significativos na região. O novo Centro de I&D em Munique, que será inaugurado em setembro como o 9.º centro global de I&D (juntando-se aos de Silicon Valley e de San Diego), aproxima a marca dos utilizadores europeus e garante que as suas necessidades estão refletidas nas futuras inovações em mobilidade.
O desempenho da XPENG no mercado europeu evidência a sua crescente influência e reconhecimento. A XPENG lidera as vendas de veículos elétricos de gama premium entre marcas chinesas, e o seu prestígio entre os utilizadores europeus está a crescer. Segundo o mais recente inquérito da USCALE, divulgado em julho de 2025, a XPENG foi a primeira marca chinesa a alcançar a liderança no Net Promoter Score (NPS) na Alemanha, Áustria e Suíça (DACH), com um valor de 81%, muito acima da média do setor — demonstrando elevada fidelização e reconhecimento dos clientes na região.
A impulsionar o futuro da mobilidade com IA full-stack
No centro da estratégia da XPENG está o seu sistema de IA desenvolvido internamente, que sustenta todas as vertentes do seu ecossistema de mobilidade — desde veículos com IA, veículos voadores, até robots humanoides.
A arquitetura de IA da XPENG integra cloud, veículo, poder de computação e hardware, suportada por uma arquitetura central de computação e de controlo de zona altamente integrada, permitindo uma profunda sinergia hardware-software em todo o veículo.
Com base nestas inovações, a XPENG está a avançar para produzir em série veículos com condução autónoma nível 4 até 2026 e lançar testes de Robotaxi na China. O seu sistema de condução inteligente NGP (Navigation Guided Pilot) iniciou já a sua adaptação global, com o objetivo de oferecer aos utilizadores experiências de condução autónoma de topo até ao quarto trimestre de 2026.
Uma oferta completa de mobilidade impulsionada por IA
A visão da XPENG para mobilidade com IA está refletida num portfólio diversificado de produtos em destaque no IAA. No stand da marca estão cinco modelos: os novos G6 e G9, o MPV X9 e o P7+, o primeiro veículo definido por IA no mundo, com lançamento previsto para breve na Europa.
O destaque da gama é o novo P7, um sedan desportivo revolucionário que combina um design original e futurista, desempenho ao nível de supercarro e autonomia excecional. Com 593 cv, acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos e atinge os 230 km/h. O novo P7 estabeleceu ainda um novo recorde de durabilidade em veículos elétricos de produção em série, percorrendo 3.961 km em 24 horas. Ainda não há previsão de chegada a Portugal.
A XPENG está também a redefinir os céus: a sua subsidiária de veículos voadores, XPENG AEROHT, dedicou 12 anos a I&D e já trabalha na 7.ª geração de protótipos. Em outubro, o seu “Land Aircraft Carrier”, o primeiro carro voador modular do mundo, fará o seu voo inaugural no Dubai. Com 5.000 pré-encomendas, espera-se que a produção em série comece no final de 2026, posicionando potencialmente a AEROHT como a maior empresa de veículos voadores do mundo.
Para além dos carros e veículos voadores, a XPENG está também a expandir a mobilidade com IA para a robótica. O seu robot humanoide IRON – desenvolvido durante cinco anos e seis gerações – está atualmente em fase de formação em ambiente fabril e deverá entrar em produção em série em 2026. Entretanto, a próxima geração de robots humanoides da empresa será lançada já no quarto trimestre deste ano.


















