“A janela está a fechar-se”. Secretário da Saúde dos EUA preocupado com o avanço da pandemia

O secretário da Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Alex Azar, deixou o alerta no domingo, dizendo que a «janela está a fechar-se» para que o país consiga controlar a pandemia da Covid-19, visto que têm surgido novos casos da doença todos os dias e alguns estados enfrentam números recorde de internamentos hospitalares, avança a ‘CNN’.

«As coisas estão muito diferentes do que estavam há dois meses», disse o responsável. «É uma situação muito diferente, mas é uma situação muito, muito séria, e a janela está a fechar-se para que possamos agir e controlar isto», disse Azar citado pela ‘CNN’.

O responsável sugeriu, contudo, que os Estados Unidos estão melhor posicionados para lidar com a pandemia agora do que antes, apontando para o aumento de testes, rastreamento de contactos, capacidade hospitalar, reservas de equipamentos de protecção individual e avanços nos tratamentos e eventuais vacinas contra o vírus.

36 estados estão a relatar um aumento nos casos positivos de coronavírus, e apenas dois registam uma diminuição dessas mesmas infecções, relativamente à semana passada.

Na sexta-feira, os EUA registaram o maior número de novos casos num único dia, com pelo menos 40.173 novas infecções. A máxima diária anterior foi registada na quinta-feira.

Vários estados, incluindo Texas e Washington, interromperam os seus planos de reabertura ou mantiveram algumas restrições na esperança de conter a propagação do vírus.

Azar negou que uma reabertura demasiado rápida estivesse ligada ao aumento de casos, ao invés de um «comportamento individual inadequado» que permitiu a propagação do vírus, segundo o responsável.

«Não se trata tanto do que a lei diz sobre a reabertura, mas também de quais são os nossos comportamentos», afirmou Azar.

O secretário da saúde norte-americano alertou para o facto de que, se a população «agir de forma irresponsável, se não nos distanciarmos socialmente, se não usarmos máscaras faciais em ambientes onde não podemos distanciar socialmente, se não mantivermos uma higiene pessoal adequada, vamos ver uma maior propagação de doenças».

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...