A energia não espera por ninguém: a transição energética como decisão de negócio das MPME

Opinião de António Cunha Pereira, co-CEO da Ecoinside

António Cunha Pereira
António Cunha Pereiraco-CEO da EcoinsideSetembro 9, 2026 12:28

Por António Cunha Pereira, co-CEO da Ecoinside

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

Julho de 2026 deixou um aviso claro às empresas portuguesas: a energia não espera por ninguém. A onda de calor fez disparar o consumo e os preços de mercado subiram, e foram as MPME a sentir o impacto na fatura. Mas momentos como este confirmam uma ideia simples: quem se prepara sofre menos e decide melhor.

Por isso olho para a transição energética não como um custo inevitável, mas como uma das decisões de negócio mais inteligentes da década. Para muitas MPME, produzir e gerir parte da própria energia é uma forma concreta de ganhar previsibilidade, proteger margens e reduzir dependência da volatilidade do mercado.

Digo-o com a experiência de quem acompanha o tema no terreno. Quando uma associação de regantes instala uma central fotovoltaica de 378 kWp, cobre 35% do consumo e gera uma poupança anual na ordem dos 86 mil euros, falamos de muito mais do que painéis: falamos de gestão inteligente. E quando a sede da AEP assegura o abastecimento integral do edifício com um parque solar de 200 kW e ainda alimenta carregadores elétricos públicos, vemos uma infraestrutura a preparar o futuro.

A transição deixou de ser um tema das grandes empresas: é hoje uma questão de competitividade real. E é aqui que começa o equívoco — achar que basta instalar tecnologia. Não basta. O valor não nasce apenas no equipamento, mas na capacidade de medir, monitorizar, operar e manter. Sem monitorização e manutenção adequadas, os resultados ficam aquém dos projetados. Por isso, mais do que começar pelo investimento mais visível, faz sentido começar pelo diagnóstico: perceber onde está o desperdício e corrigir primeiro o que é mais rápido e barato.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

Há ainda uma dimensão subestimada: a posição competitiva no mercado. As grandes cadeias de valor procuram fornecedores eficientes, resilientes e com menor pegada carbónica. Uma pequena empresa que investe na descarbonização reduz custos, reforça a credibilidade e aumenta o valor da marca. E nunca foi tão acessível começar: há hoje ferramentas de diagnóstico e capacitação que permitem conhecer o potencial sem um investimento pesado à partida, desmontando o mito de que a transição está reservada a quem tem escala ou capital.

Um verão como este mostra o custo de esperar e, sobretudo, a vantagem de agir antes da urgência. A transição energética pertence à gestão de hoje. E, para as MPME portuguesas, pode ser a diferença entre reagir sempre ou passar a ter vantagem.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.