A Comissão de Von der Leyen 2.0: Os nomes já escolhidos por cada Estado-membro da UE e os que ainda faltam na lista (incluindo Portugal)

Com o prazo de final de agosto a aproximar-se rapidamente, os Estados-Membros da União Europeia (UE) correm para finalizar as suas nomeações para a próxima Comissão Europeia. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão, já de regresso das suas férias de verão, aguarda a submissão dos nomes restantes.

Pedro Gonçalves
Agosto 21, 2024
12:41

Com o prazo de final de agosto a aproximar-se rapidamente, os Estados-Membros da União Europeia (UE) correm para finalizar as suas nomeações para a próxima Comissão Europeia. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão, já de regresso das suas férias de verão, aguarda a submissão dos nomes restantes.

Até ao momento, vários países já anunciaram os seus candidatos, mas alguns ainda não definiram os seus representantes.

Nomeações Confirmadas

Áustria: Magnus Brunner, atual ministro das Finanças, foi nomeado para representar a Áustria na nova Comissão.

Bulgária: Ainda não nomeado.

Croácia: Dubravka Šuica, atual comissária europeia para a Democracia e Demografia, foi reconfirmada como a representante croata.

Chipre: Costas Kadis, reitor interino da Escola de Ciências da Saúde na Universidade Frederick e ex-ministro em várias pastas, será o representante cipriota.

República Checa: Jozef Síkela, ministro da Indústria e Comércio, foi escolhido para representar o país.

Dinamarca: Ainda não nomeado.

Estónia: Kaja Kallas, ex-primeira-ministra da Estónia, foi nomeada para chefiar a política externa da UE.

Finlândia: Henna Virkkunen, membro do Parlamento Europeu, será a representante finlandesa.

França: Thierry Breton, atual comissário europeu para o Mercado Interno e Serviços, foi reconfirmado como o representante francês.

Alemanha: Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, continuará a representar a Alemanha na próxima formação.

Grécia: Apostolos Tzitzikostas, governador da Macedónia Central, será o representante grego.

Hungria: Olivér Várhelyi, comissário para o Alargamento e Vizinhança, foi reconfirmado como o nomeado húngaro.

Irlanda: Michael McGrath, ministro das Finanças da Irlanda, será o representante irlandês.

Itália: Ainda não nomeado. A primeira-ministra Giorgia Meloni deve decidir até ao final de agosto.

Letónia: Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo da Comissão para uma economia ao serviço das pessoas, continuará como o representante letão.

Lituânia: Ainda não nomeado. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Gabrielius Landsbergis, retirou-se da corrida.

Luxemburgo: Ainda não nomeado.

Malta: Glenn Micallef, ex-chefe de gabinete do primeiro-ministro maltês, será o representante de Malta.

Países Baixos: Wopke Hoekstra, comissário europeu para a Ação Climática, foi confirmado como o representante neerlandês.

Polónia: Piotr Serafin, embaixador da Polónia na UE, foi nomeado como o representante polaco.

Portugal: Ainda não nomeado.

Roménia: Ainda não nomeado.

Eslováquia: Maroš Šefčovič, vice-presidente executivo da Comissão para o Pacto Ecológico Europeu, será o representante eslovaco.

Eslovénia: Tomaž Vesel, advogado e ex-presidente do Tribunal de Contas da Eslovénia, foi escolhido como o representante do país.

Espanha: Teresa Ribera, vice-primeira-ministra e ministra para a Transição Ecológica, continuará a representar a Espanha.

Suécia: Jessika Roswall, ministra para os Assuntos Europeus, foi nomeada como a representante sueca.

Países que Ainda Não Anunciaram os Seus Candidatos

  • Bélgica
  • Bulgária
  • Dinamarca
  • Itália
  • Lituânia
  • Luxemburgo
  • Portugal
  • Roménia

O Processo e a Pressão dos Prazos

Tanto a Itália como a Lituânia estão sob pressão crescente para finalizar as suas nomeações, uma vez que o prazo de 30 de agosto se aproxima rapidamente. Em Itália, Giorgia Meloni interrompeu as suas férias e planeia tomar uma decisão na reunião de governo agendada para os dias 27 ou 28 de agosto. O país tem estado em debate interno sobre quem deverá ser o escolhido, com Raffaele Fitto, ministro para os Assuntos Europeus, considerado um dos principais candidatos.

Na Lituânia, a indecisão continua a gerar apreensão entre os líderes políticos, que temem que uma nomeação tardia possa resultar na atribuição de uma pasta menos significativa na nova Comissão. O presidente Gitanas Nausėda revelou que ainda não recebeu nem apresentou propostas para o cargo.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.