A 1 de julho acabam os “preços pechinchas” no AliExpress. Entenda porquê

Uma das grandes vantagens das compras online, como no AliExpress, reside na possibilidade de se poder obter produtos da China e de outros países, com um custo extremamente baixo, devido à isenção de impostos, mas isso vai mudar.

Atualmente, não é necessário pagar IVA sobre produtos importados de fora da União Europeia, desde que o seu valor não exceda os 22 euros. A partir de 1 de julho este benefício acaba com a entrada em vigor do IOSS (Import One-Stop Shop), que obriga ao pagamento de impostos como o IVA independente do montante e da origem do bem importado.

A medida afeta todas as lojas online, no entanto o AliExpress, conhecido pelos “preços pechincha” será das plataformas mais afetadas.

Além disso, a partir do dia 1 de julho, estas empresas serão elas próprias responsáveis pela coleta, declaração e pagamento do IVA às autoridades competentes. O IOSS facilitará o processo de compra, com um único pagamento no momento da compra.

Um detalhe importante é que as compras que excedam os150 euros não se enquadrarão no IOSS, mesmo que o pedido registe mais de um produto. Neste caso, o destinatário da encomenda terá que pagar o imposto quando a mesma chegar ao Estado membro.



Comentários
Loading...