Futura pandemia humana pode causar prejuízos de até 13,6 biliões de dólares na economia global

Outra pandemia humana semelhante à da Covid-19 pode causar perdas económicas de 13,6 biliões de dólares na economia global, num período de cinco anos, indicou esta quarta-feira o mercado de seguros comerciais Lloyd’s, de Londres, citado pela agência ‘Reuters’ – o impacto seria causado principalmente pela disrupção nas indústrias globais devido a bloqueios locais e restrições de viagens em todo o mundo.

Produzida em parceria com o Centro de Estudos de Risco de Cambridge, esta investigação foi concebida para fornecer aos gestores de risco, às seguradoras e aos decisores políticos ‘insights’ baseados em dados para melhorar a preparação para riscos importantes.

As perdas económicas globais nos três níveis de gravidade modelados no cenário hipotético de pandemia humana do Lloyd’s variam entre 7,3 biliões de dólares no cenário menos grave e 41,7 biliões de dólares no cenário mais extremo, o equivalente a uma redução do PIB global entre 1,1% e 6,4%.

De acordo com o Lloyd’s, o cenário foi concebido e calculado através da análise de pandemias históricas e dos seus impactos socioeconómicos, com a avaliação do impacto no PIB baseada numa combinação de modelização de cenários, estudos históricos, dados da Covid-19 e conhecimentos académicos. “Com o setor dos transportes a valer mais de 10% do PIB global, as restrições sustentadas às viagens internacionais podem resultar potencialmente em custos económicos significativos”, referiu a empresa.

“A indústria seguradora desenvolveu uma gama de soluções especializadas para ajudar a gerir os riscos associados às pandemias, incluindo cobertura afirmativa para novos surtos de doenças infecciosas conhecidas e não nomeadas, seguro para o desenvolvimento, trânsito e armazenamento de vacinas, e proteção contra a interrupção ou cancelamento de eventos durante uma pandemia”, concluiu o estudo.