Londres é ‘invadida’ hoje por milhares de tratores de agricultores em protesto

Centenas de tratores devem ‘invadir’ esta quarta-feira Londres, assim como outras capitais do Reino Unido, num protesto “RIP British Farming”: a manifestação é uma resposta às mudanças no imposto sobre herança agrícola do Governo, que os organizadores descreveram como “tóxicas”, e acontece após um protesto semelhante no mês passado que envolveu milhares de agricultores.

O principal protesto será em Londres, mas também haverá manifestações em outras capitais do Reino Unido, como Edimburgo, Cardiff e Belfast. Esta quarta-feira começam a chegar à capital britânica milhares de tratores vindos de todo o país – os veículos vão alinhar-se em Whitehall a partir das 10 horas locais, com discursos ao meio-dia e um passeio lento pelo centro de Londres a partir das 12h45.

De acordo com o site ‘Farmers Guide’ , trata-se de um “protesto somente para tratores”, o que significa que outros veículos não devem participar.

Os agricultores estão novamente em protesto contra uma mudança no imposto sobre herança agrícola anunciada pela chanceler do Tesouro, Rachel Reeves, que se concentrou em reformas no alívio da propriedade agrícola (APR) e no imposto sobre herança, que se aplica quando proprietários de terras passam terras agrícolas para a próxima geração.

Jeff Gibson, fundador da Kent Fairness For Farmers, uma das organizadoras do protesto desta quarta-feira, disse: “Na maioria dos casos, estamos felizes e imensamente orgulhosos de fornecer alimentos sem nenhum ganho financeiro real, na esperança de podermos passar as nossas quintas, que trabalhamos tanto para proteger e cuidar, para a próxima geração. As perguntas que faço hoje são: qual o futuro da agricultura? Podemos realmente esperar que a próxima geração comece as suas carreiras agrícolas a pagar 10 anos de carga tributária porque morremos?”

De acordo com o Governo, os agricultores estão “errados” ao pensar que milhares de empresas agrícolas serão afetadas pelas mudanças, insistindo que apenas cerca de 500 das propriedades mais ricas terão que pagar impostos com a medida.

A 19 de novembro último, cerca de 13 mil pessoas reuniram-se em Westminster para protestar contra o impacto do orçamento na agricultura. O protesto foi pacífico, mas a Polícia Metropolitana disse que os motoristas de trator que arrombaram barreiras no protesto seriam investigados.