AIP lança aceleradora de comércio digital para Lisboa com 17 milhões de euros de investimento
Um consórcio liderado pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) lançou uma aceleradora de comércio digital para a Área Metropolitana de Lisboa, que envolve um investimento de 17 milhões de euros e quer apoiar 7.000 empresas até ao final de 2025.
“A constituição desta aceleradora é apoiada pelo PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], envolve um investimento de 17 milhões de euros e tem como objetivo apoiar cerca de 7.000 empresas nos seus processos de transição digital até ao final de 2025”, anunciou, em comunicado, a AIP.
O consórcio que lança a aceleradora Digital Biz agrega mais oito associações, além da AIP, e tem como área de intervenção os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.
As aceleradoras de comércio digital dedicam-se a desenvolver modelos de negócio das empresas do comércio e serviços abertos ao consumidor.
Segundo a mesma nota, a ação destas aceleradoras engloba a avaliação da maturidade digital das empresas.
Na sequência da avaliação é elaborado um plano de ação para a digitalização do modelo de negócio da empresa, que recebe um ‘voucher’ de 500, 1.000 ou 1.500 euros para financiar a compra de serviços digitais.