Maioria dos democratas não está disposta a opor-se a Trump, revela sondagem: metade tem “medo” do que fará como líder dos EUA
A maioria dos democratas não está motivada a opor-se ao recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sendo que metade diz sentir-se “com medo” do que fará como líder do país.
De acordo com a sondagem da ‘CBS News/YouGov’, a 2.232 adultos americanos – realizada entre 19 e 22 de novembro -, a maioria dos democratas não está motivada a opor-se à presidência de Trump, sendo que 10% relevou-se motivado a apoiá-lo e 46% a identificar-se como “não motivados a fazer nada de qualquer maneira”.
A sondagem apontou também que 44% dos democratas salientaram que estão “motivados a fazer coisas para se opor aos seus esforços como presidente”, embora não tenha ficado claro na sondagem sobre o que isso implicaria – de acordo com os responsáveis, “parece haver uma sensação de exaustão” entre os democratas.
Foi ainda revelado que 50% dos democratas e 19% dos independentes disseram que se sentem “assustados” sobre o que Trump pode fazer como presidente: já 48% dos democratas e 19% dos independentes revelaram sentimentos “raivosos” após a eleição de Donald Trump.
Noutro âmbito, 68% dos republicanos identificaram-se como “felizes” com a vitória de Trump, 26% disseram estar “satisfeitos” e apenas 5% estavam “insatisfeitos”, sendo que 1% está “zangado”.
Os republicanos mostraram-se mais otimistas sobre o futuro dos EUA do que os democratas, apontou a sondagem: 67% dos republicanos acredita que “os melhores dias da América” estão a chegar, em comparação com 36% dos democratas.