Bastam 0,0000001 gramas desta substância (que pode estar em enlatados) para matar uma pessoa
Como se já não tivéssemos coisas suficientes com que nos preocupar, que tal agora nos ralarmos por consumir um tipo de toxina mortal num dos seus snacks favoritos?
Em 2017, um raro surto de toxina botulínica matou um homem e hospitalizou nove devido a um queijo nacho envenenado. Dizem-nos sempre para ter cuidado com o que comemos: agora somos aconselhados a ter cuidado com uma substância mortal que pode ser encontrada em alimentos enlatados.
A segunda substância mais mortífera do mundo é a batracotoxina, transportada pelo sapo venenoso dourado, o animal mais venenoso do planeta. Ainda assim, isto não é nada comparado com a toxina botulínica. Embora seja utilizado no botox para nos fazer parecer mais jovens, é 40 milhões de vezes mais forte do que o cianeto e pode matar um ser humano com apenas uma dose de 80 nanogramas. Como a toxina botulínica é inodora e quase impossível de detetar, é um assassino mortal que está à espreita em alguns alimentos enlatados.
Os sinais envolvem paralisia facial e alteração da fala; pelo que, se sentir sintomas como este, deverá dirigir-se imediatamente ao hospital. Mas veja este vídeo para mais informações.
O trágico caso do queijo nacho começou quando surgiram relatos de pessoas que adoeceram após ingerirem o molho comprado numa bomba de gasolina. O surto de Clostridium botulinum esteve ligado a quatro lotes de queijo contaminado. Depois da morte de um homem do norte da Califórnia, dos Estados Unidos, uma mulher morreu algumas semanas depois de ter tido alta do hospital e aparentemente ter recuperado. A toxina botulínica é geralmente encontrada em alimentos enlatados caseiros, embora possa penetrar em alguns produtos de retalho, desde o sumo de cenoura ao molho de pimenta.
Somos aconselhados a armazenar alimentos enlatados à temperatura correta, utilizar no prazo de um ano após o enlatamento e ferver alimentos com baixo teor de ácido (espargos, beterraba, feijão verde, batata, tomate, marisco e carne) durante 10 minutos antes de utilizar. Deve evitar latas que estejam inchadas, rachadas ou que expelem líquido quando abertas.
Antes que fique demasiado preocupado com a possibilidade de cair morto por causa da substância mais mortal do mundo, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) explicaram que apenas cerca de 20 casos por ano estão ligados a intoxicações alimentares.
Ainda assim, dado que são necessários apenas 0,0000001 gramas de toxina botulínica para matar uma pessoa, oito gramas da substância seriam suficientes para exterminar toda a população da Terra.