Ucrânia: Finlândia armazena armas na Noruega para fazer face a uma eventual crise
As autoridades finlandesas afirmaram hoje que têm armas e equipamento militar armazenados na Noruega para o caso de uma crise grave na Europa e sugeriram que poderiam tomar medidas semelhantes para armazenar armas também na Suécia.
Numa entrevista ao diário Financial Times, o ministro da Defesa finlandês, Mikko Heiskannen, referiu que essa cooperação deverá ser acordada com as autoridades suecas e outros países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) num futuro próximo.
“Já não estamos sozinhos. Agora podemos contar com os outros”, afirmou Heisknnanen.
“Os ovos não têm de estar todos no mesmo cesto”, prosseguiu o ministro finlandês, pouco depois de o Governo finlandês ter manifestado o desejo de construir uma fábrica para produzir TNT, um composto químico altamente explosivo habitualmente utilizado para lançar foguetes e mísseis.
As autoridades, que já iniciaram conversações com as várias indústrias potencialmente envolvidas no projeto, estão a tentar fazer avançar um acordo de cooperação no domínio da defesa com os Estados Unidos.
O acordo já foi assinado pelo Governo, mas deve ainda ser submetido à aprovação do Parlamento, segundo a estação de rádio finlandesa Yle.
Os Estados Unidos estão a considerar a possibilidade de estabelecer um grande depósito de armas nos países escandinavos, principalmente na Noruega, em resposta à possibilidade de uma agressão russa contra um destes países do norte da Europa.