Esta quinta-feira tem lugar um dos momentos altos da vinda do Papa Francisco a Portugal no âmbito da Jornada Mundial da Juventude: a Cerimónia de Acolhimento aos jovens e peregrinos que participam no evento. Com lugar às 17h30, será o primeiro encontro de Francisco com os jovens e, por isso, à regras a respeitar e medidas de segurança mais apertadas.
O que posso levar ou não levar para os eventos da JMJ?
Cartazes de grandes dimensões ou com mensagens ofensivas e tendas são alguns dos objetos proibidos nos recintos onde decorrem os eventos da Jornada Mundial da Juventude.
A PSP alerta para as condições de acesso aos recintos, lembrando que, antes e durante os eventos principais, serão criados perímetros de segurança, com diferentes pontos de acesso, onde serão efetuadas revistas por polícias uniformizados.
“Estas revistas podem ser realizadas por palpação ou com recurso a outros meios, como pórticos, raio-x e raquetes portáteis”, informa a PSP.
Lembra igualmente que os peregrinos devem evitar levar consigo mochilas de grandes dimensões, vestuário pesado ou qualquer outro objeto que possa dificultar a revista, evitando assim o aumento do tempo de espera.
A lista de objetos proibidos, que estará sempre afixada à entrada destes pontos de acesso, inclui ainda apontadores de laser, drones, explosivos, bicicletas e trotinetes, objetos de vidro, facas, armas ou outros objetos perfurantes e artigos de pirotecnia e fogo de artifício.
A PSP adianta ainda que, à exceção de cães-guia, não são permitidos animais de estimação nos recintos onde decorrem os eventos da JMJ.
A polícia aconselha as pessoas a levarem consigo uma garrafa de água de plástico, que depois poderão encher nos diversos pontos de água disponibilizados e pede que transportem os objetos de higiene pessoal em sacos de plástico transparente, preferencialmente herméticos.
Apela ainda a quem vai assistir aos eventos para seguir para os locais com tempo. “Quanto mais cedo chegarem, mais rápido será o processo de revista, evitando assim aglomerados de pessoas e tornando o trabalho da Polícia mais fácil e rápido”, acrescenta.
Mudanças de segurança no Parque Eduardo VII
A PSP fez alguns ajustes no plano se segurança, pelo que o corredor central do Parque Eduardo VII, por onde o Papa vai passar, vai ficar vazio, com uma passadeira para a passagem do líder da Igreja Católica até ao altar. Assim haverá menos espaço para peregrinos.
Os participantes inscritos, assinala a PSP, deverão entrar no recinto pelas entradas com porto de segurança, para serem revistados e depois seguirem para o setor A. B ou C, que têm cores diferentes, conforme o que estiver indicado na acreditação dos peregrinos.
Não estou inscrito. Onde posso ver o Papa?
Para quem não estiver inscrito, não poderá estar no recinto do parque Eduardo VII. Mas terá oportunidade de ver o Papa mais ao longe, a partir da Avenida da Liberdade, onde estarão ecrãs gigantes num setor específico criado para o efeito pela PSP.
O Vice-presidente da Câmara de Lisboa indicou ainda que haverá um palco disponível no Terreiro do Paço, com ecrãs, que permitirão ver a cerimónia de acolhimento, e sem tanto aglomerado de pessoas.
Posso ir de metro?
A circulação no Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade está cortada ao trânsito desde a meia-noite de hoje, e irá continuar assim até ao final de sexta-feira, uma vez que serão ‘zonas vermelhas’. As artérias próximas do local também estarão com transito com muitos condicionamentos, pelo que os transportes públicos são a melhor opção.
Se for de metro, tenha em atenção que a estação Marquês de Pombal e a do Parque, ambas na Linha Azul, estão encerradas e só reabrirão na sexta-feira, até ás 11h00.
A PSP avisa ainda para “grande e forte afluência de pessoas nos transportes públicos, nomeadamente do metro e comboio”, pedindo a que se evite permanecer nas plataformas, especialmente se estiverem sobrelotadas.













