Grupo JD notifica Sonae de que quer ser única acionista da Iberian Sports Retail

O Grupo britânico JD quer adquirir a parte do capital social correspondente a 50% menos duas ações da Iberian Sports Retail (ISRG), detida pela Sonae e pela Balaiko, tornando-se o único acionista da empresa.

A Sonae e a Balaiko notificaram em maio a JD Sports Fashion Plc da decisão de exercerem a opção de compra e venda prevista sobre as participações que o Grupo JD e ambas as empresas detêm na Iberian Sports Retail Group.

Segundo informação enviada hoje pela Sonae à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo diz ter sido notificado pela JD quanto à sua decisão relativamente à Opção de Compra ou Venda exercida pela Sonae em conjunto com a Balaiko.

“Como na Opção foi considerada uma valorização do capital próprio da ISRG de mil milhões de euros, a venda da participação de 30% menos 1 ação detida pela Sonae na Empresa gerará um encaixe financeiro de 300 milhões de euros e uma mais-valia estimada de cerca de 175 milhões de euros. O múltiplo implícito nesta Transação é de 9,0x o EBITDA atribuível para o exercício terminado em janeiro de 2023”, é referido na nota.

De acordo com a Sonae, esta transação não terá impacto no volume de negócios nem no EBITDA subjacente consolidados da Sonae, uma vez que a ISRG é consolidada através do método da equivalência patrimonial nas contas do Grupo.

“Nos 12 meses findos a 31 de março de 2023, a contribuição da ISRG para o EBITDA consolidado da Sonae (pelo método da equivalência patrimonial) ascendeu a 20 milhões de euros”, indica a Sonae.

Na informação enviada à CMVM, a Sonae diz que, de acordo com as normas aplicáveis no Reino Unido, a Transação está apenas condicionada à aprovação de uma deliberação ordinária por parte da Assembleia Geral de Acionistas do Grupo JD, a qual deverá realizar-se em setembro de 2023.

A Sonae antecipa que a transação seja concluída antes do final de 2023.

Numa informação enviada à CMVM em maio, a Sonae explicou que esta opção de compra e venda estava prevista no acordo parassocial de acionistas estabelecido em 2018 entre a Sonae, a Balaiko e o Grupo JD.

A Iberian Sports Retail Group (ISRT) é o retalhista de artigos desportivos multimarca líder na Península Ibérica que opera a Sprinter, Sport Zone e JD em Portugal e Espanha, o retalhista online de artigos desportivos Deporvillage, a marca de equipamentos de fitness Bodytone e, mais recentemente, as marcas de retalho Perry e Aktiesport na Holanda.

O exercício de opção de compra e venda foi motivado por uma alteração no relacionamento com o Grupo JD, dada a mais recente posição por este assumida relativamente ao retalho de artigos desportivos e de moda desportiva, que “impacta significativamente a estratégia e as opções de crescimento da ISRT”, explicou a Sonae.