O poder da laranja: não entre em fraquezas, reforce o seu sistema imunitário

A laranja é um fruto muito versátil. Além de servir como snack a meio da manhã ou à tarde, é muitas vezes consumida após as refeições, ou mesmo sob a forma de sumo, além de poder ser utilizada em várias receitas. E é um fruto com uma história interessante. Sabia que as primeiras laranjas foram cultivadas no nordeste da Índia e no sul da China? Embora não as associemos normalmente ao Oriente, foram os chineses os primeiros a cultivá-las, por volta de 2500 a.C., e foram os romanos que as introduziram na Europa, a partir de Roma. Muito mais tarde, já no século XV, Cristóvão Colombo plantou pomares de laranja no Haiti, e, em 1518, o Panamá e o México também passaram a ter as suas plantações de laranja.

Desde então a laranja faz parte da alimentação do Mundo inteiro, com benefícios reconhecidos para a saúde e um sabor inconfundível que muitos não dispensam.

// É rica em vitamina C

A laranja é uma excelente fonte de vitamina C. Este fruto fornece 116,2% do valor diário recomendado desta vitamina, que alguns estudos associam a uma redução do risco do cancro do colón por ajudar a obter os radicais livres que causam lesões no organismo.

// Fortalece o sistema imunitário

A vitamina C é igualmente vital para o bom funcionamento do sistema imunológico. É importante na prevenção de gripes, constipações e infeções auriculares.

// Protege a pele

Os antioxidantes presentes na laranja ajudam a proteger a pele das lesões causadas pelos radicais livres, conhecidas por provocar sinais de envelhecimento. Uma laranja por dia pode ajudá-lo a parecer mais jovem, mesmo com 50 anos

! // Controla a tensão arterial

A laranja é conhecida por ser uma excelente fonte de vitamina C, mas fornece também vitaminas B6, que auxiliam a produção de hemoglobina e ajudam a controlar a tensão arterial, devido à presença de magnésio.

// Regula o colesterol

De acordo com um estudo realizado por investigadores norte-americanos e canadianos, compostos encontrados em cascas de frutos cítricos chamados Flavonas Polimetoxiladas (PMF) têm o potencial de reduzir o colesterol de forma mais eficaz do que alguns medicamentos, e sem efeitos secundários.

// Reduz o nível de açúcar no sangue

As fibras nas laranjas ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que faz com que a laranja seja um lanche saudável para as pessoas com diabetes. Além disso, as laranjas têm açúcares simples (frutose) que podem ajudar a evitar que os níveis de glucose no sangue subam muito depois de comer. No entanto, isto não significa que deva comer muitas laranjas de uma só vez. Um consumo exagerado pode fazer aumentar a insulina e levar ao ganho de peso.

// Ajuda a prevenir o cancro

A laranja contém D-limoneno, um composto que é apontado como útil na prevenção de vários tipos de cancro, nomeadamente do pulmão, de pele e da mama. A vitamina C e os antioxidantes presentes na laranja são importantes para criar imunidade e ajudar no combate ao cancro.

// Alcalina o organismo

Embora a natureza básica da laranja seja ácida, este fruto contém minerais alcalinos que desempenham um papel importante no processo de digestão. Esta propriedade das laranjas é semelhante à dos limões, que estão, sem dúvida, entre os alimentos mais alcalinos.

//Melhora a saúde dos olhos

A laranja é uma fonte rica em carotenóides. A vitamina A presente nestas substâncias desempenha um papel importante a manter as membranas mucosas dos olhos saudáveis. A vitamina A também é responsável por prevenir a degeneração muscular associada à idade, que, em casos extremos, pode levar à cegueira. Além disso, ajuda os olhos a absorver a luz

. // Ajuda na prisão de ventre

As laranjas têm fibras solúveis e insolúveis. Isto ajuda a manter.