CTT terminam hoje greve de dois dias: baixa adesão não teve impacto na atividade da empresa

Os trabalhadores dos CTT terminam esta quarta-feira uma greve de dois dias – em causa estão os 7,5 euros de aumento imposto pelo grupo aos funcionários.

Carlos Prazeres, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telecomunicações (SNTCT), explicou que este aumento é “muito aquém” e não tem em conta a inflação e perda do poder de compra. Reivindicou ainda “um aumento de salário digno e que tenha em conta a inflação e o poder de compra que os trabalhadores têm vindo a perder ao longo destes anos todos de privatização da empresa”.

Os CTT – Correios de Portugal condenaram e lamentaram “veementemente” a greve convocada, tendo repudiado as razões e alertado para a possibilidade de perturbações na distribuição de correio e encomendas. Apontaram ainda que nestes dias “poderão, eventualmente, existir perturbações na normal distribuição de correio e encomendas”, tendo preparado “um plano de contingência para minimizar eventuais impactos sentidos na operação, nomeadamente a mobilização de meios no sábado seguinte, quando tal se justifique para recuperar de eventuais atrasos”.

No entanto, não foi o caso: o primeiro dia de greve, após um levantamento dos colaboradores aderentes à greve geral, apurou uma taxa efetiva de adesão de 14,8%, sem impacto expressivo na atividade da empresa. “Nos Centros de Tratamento todo o trabalho foi assegurado e prestado dentro da normalidade, não tendo esta paralisação tido impacto na atividade e operação. Não se sentiu qualquer interrupção do serviço aos clientes, não se tendo verificado até agora nenhuma perturbação relevante nos centros de distribuição postal”, apontaram.

“No respeitante às lojas CTT, a greve também não afetou o serviço, mantendo-se todas as Lojas CTT abertas ao público e a funcionar com normalidade”, explicaram, em comunicado, os CTT. “Dada a baixa adesão a este primeiro dia de greve, a empresa espera que a maioria da população e dos clientes não venham a sentir qualquer efeito.”






Comentários
Loading...