Brasil: Bolsonaro encurta (ligeiramente) distância de Lula da Silva na corrida à Presidência, revela sondagem

Uma sondagem da CNT/MDA divulgada esta terça-feira revela que o incumbente Jair Bolsonaro está a aproximar-se de Lula da Silva, numa altura em que a corrida presidencial está em pleno vigor, e que tem data marcada para dia 2 de outubro.

Os números apontam que o líder do Partido Trabalhista conta atualmente com 42,3% das intenções de voto dos eleitores brasileiros, contra os 34,1% de atual Presidente, num cenário de primeira volta. Em maio, 40,6% dos votantes apontavam Lula da Silva como o seu candidato, ao passo que Bolsonaro estava com 32% das intenções de voto.

Quanto a uma segunda volta, a sondagem aponta que Lula venceria com 50,1% dos votos, face aos 38,8% de Bolsonaro, uma diferença menor do que a que tinha ido registada há quatro meses.

O diretor do Instituto de Pesquisa MDA, Marcelo Souza, explica à ‘Reuters’ que a diferença entre dos dois principais candidatos Lula e Bolsonaro continua a diminuir”, adiantando que a taxa de rejeição do atual Chefe de Estado brasileiro está 10 pontos percentuais acima do rival trabalhista, e isso poderá ditar o desfecho da eleição.

A análise salienta que Lula da Silva está na liderança em segmentos da população com rendimentos equivalentes a dois salários mínimos, com escolaridade até ao 9.º ano, que se identifiquem como cristão católicos romanos. A sua força é também maior na região mais pobre do Nordeste.

Por outro lado, Bolsonaro é mais popular junto da população com rendimentos acima dos dois salários mínimos, com maiores níveis de escolaridade, evangélicos e nas regiões do Sul e Oeste, bem como na zona da Amazónia.

A sondagem aponta que as principais preocupações dos eleitores são os aumentos dos preços dos bens alimentares e dos combustíveis, que Bolsonaro tem procurado endereçar, e o desemprego, que Lula promete reduzir com a promoção do trabalho na indústria.

Ler Mais





Comentários
Loading...