Jovens portugueses ficam mais 7 anos em casa dos pais do que a média da UE

Dados do serviço europeu de estatística Eurostat mostram que, na União Europeia, a média da idade com que os jovens deixam a casa dos pais é de 26,5 anos. Contudo, Portugal é o país do bloco em que os jovens saem mais tarde, aos 33,6 anos. Do outro lado do espectro surge a Suécia, em que os jovens deixam a casa dos pais aos 19 anos.

No âmbito da UE, na Grécia, na Bulgária e na Eslováquia os jovens também deixam as casas dos pais depois dos 30 anos.

Olhando para o período desde 2009, é possível constar que a média da idade com que os jovens na UE saem de casa dos pais não têm variado significativamente, e que antes da pandemia de Covid-19, a média situava-se nos 26,2 anos.

É também noutros dois países nórdicos que se registam as idades mais baixas. Na Finlândia, os jovens saem da casa dos pais, em média, aos 21,2 anos, sendo que esse número sobre ligeiramente na Dinamarca, para os 22,3.

Quanto ao género, as jovens saem mais cedo de casa, aos 25,5 anos, comparativamente aos jovens, que, em média, deixam a casa dos pais aos 27,4 anos.

Por cá, a idade média de saída da casa dos pais para a população masculina é de quase 35 anos, sendo que no campo feminino é de 33 anos.

Ler Mais





Comentários
Loading...