“Não abandone quem sempre lhe deu a pata!”: PSP deixa apelo aos portugueses
Já é habitual a Polícia de Segurança Pública (PSP) deixar mensagens que sensibilizam para o não-abandono dos animais de companhia no verão, quando as férias tomam muitas vezes prioridade sobre a proteção de cães e gatos. Mas estes avisos nunca são demais.
Numa publicação na sua página no Facebook, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP apela aos tutores para deixaram os seus animais de companhia “ao cuidado de familiares, amigos ou vizinhos”. Como alternativa, aponta que os animais podem ser colocados em instalações especialmente dedicadas ao acolhimento temporário, como os chamados ‘hotéis para animais’, quer sejam cães ou gatos. “Vá de férias, mas não os abandone”, apela esse órgão de polícia.
Os meses de verão levam muitas pessoas a deslocar-se para outras regiões do país e até para o estrangeiro. Contudo, nem sempre os hotéis ou outras residências que escolhem são “pet-friendly”, ou seja, não aceitam animais de estimação. Infelizmente, muitos optam por deixar os seus cães, gatos e outros animais de companhia para trás, pelas ruas, abandonando à sua sorte criaturas que evoluíram lado a lado com os seres humanos e que, por isso, se tornaram profundamente dependentes dos seus tutores humanos.
Assim, a PSP deixa uma mensagem clara: “Cuide do seu amigo. Não o abandone!”. Será importante lembrar que o abandono de animais de companhia é considerado um crime, de acordo com a Lei n.º 69/2014, de 29 de agosto, cujo Artigo 388.º prevê que “Quem, tendo o dever de guardar, vigiar ou assistir animal de companhia, o abandonar, pondo desse modo em perigo a sua alimentação e a prestação de cuidados que lhe são devidos, é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias”.
Por isso, neste verão, siga o apelo da PSP e “Não abandone quem sempre lhe deu a pata!”.