INE divulga hoje estimativa da inflação para setembro. Em agosto, recuou para 8,9%

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou no início deste mês os dados definitivos que revelaram que o Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 8,9% em agosto de 2022, valor inferior em 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior. Esta sexta-feira, será divulgada a estimativa rápida relativa aos dados de setembro.

Um dos índices que tem atualmente maior atenção no indicador, o dos produtos energéticos, registou uma queda de 7,2 pontos percentuais em agosto face a julho, tendo-se situado nos 24,0%. Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados aumentou, ficando nos 15,4%, face aos 13,2% em julho.

Na estimativa inicial, o INE previa que taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) tivesse diminuído para 9,0% em agosto, face aos 9,1% de julho.

No que toca à inflação subjacente, que compreende o índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos), a tendência de subida dos meses anteriores manteve-se, com uma variação de 6,5%, face a 6,2% em julho.

Fonte: INE

Em termos mensais, a variação do IPC foi de -0,3%, em comparação com a variação nula no mês precedente e de -0,2% em agosto de 2021.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) apresentou uma variação homóloga de 9,3%, inferior em 0,1 pontos percentuais à do mês anterior e superior em 0,2 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a Zona Euro. “Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 7,3% em agosto (6,9% em julho), superior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 5,5%), mantendo o perfil ascendente verificado nos últimos meses”, revela o INE.

Em termos mensais, a variação foi de -0,2%.

Os dados finais serão divulgados a 13 de outubro.

Ler Mais





Comentários
Loading...