Só 22% das empresas de telecomunicações conseguiram fazer uma transformação digital com sucesso
Mais de 80% das operadoras dizem que grande parte do investimento no digital é dedicado à melhoria da experiência e jornada dos clientes. Outros focos prioritários são a gestão de redes inteligentes, às operações de suporte digital e a soluções avançadas de vendas e marketing.
Um estudo da Boston Consulting Group revela que apenas 22% de um total de 860 empresas de telecomunicações a nível mundial dizem ter conseguido concretizar uma transformação digital com sucesso. Essa dificuldade coloca às operadoras riscos de perdas de receitas e faz com que sejam menos capazes de fazer frente a concorrentes mais digitais.
Nove em cada 10 empresas do setor das telecomunicações têm planos para investir em infraestrutura, em cloud, em Inteligência Artificial, em Big Data e na modernização da sua arquitetura tecnológica. Esse investimento representará uma média de 50% dos orçamentos das operadoras.
Quanto a políticas de proteção ambiental, de responsabilidade social e de boa governança corporativa, os chamados princípios ESG, só 60% das empresas mostra estar preocupada com a sua reflexão nos seus negócios. Mais de 50% das operadoras tem como prioridade a redução dos consumos de energia nos seus escritórios e edifícios e a otimização da cadeia de valor digital. Ainda, metade das empresas dedica especial atenção à proteção dos dados dos clientes e colaboradores e à construção de resiliência das suas infraestruturas tecnológicas face a ciberataques.
José Ferreira, Diretor-Geral da Boston Consulting Group, aponta que “as operadoras já estabelecidas não podem deixar de acompanhar e liderar as transformações digitais que se impõem, sob o risco de perderem mercado” para novos agentes mais digitalizados que entrem no setor.