Dona da Zara tem 9 mil milhões de lucro e quer reforçar vendas online: Inditex pode comprar concorrente

A Inditex está a estudar formas de fortalecer as suas capacidades ao nível do comércio online e tem 9,4 mil milhões de euros de lucro líquido de 2021 para gastar. Em cima da mesa pode estar a aquisição de algum concorrente.

Aponta a ‘Reuters’ que a presidente do conselho de administração da dona da Zara, Marta Ortega Pérez, pode ver como uma possibilidade, com base na margem financeira de que dispõe, a compra da Zalando, uma plataforma online alemã de ‘fast fashion’, ou seja, do mesmo ramo de marcas da Inditex, como a Zara, a Pull&Bear, a Stradivarius, Bershka e Massimo Dutti. A Zalando está atualmente avaliada em cerca de 9,5 mil milhões de dólares (9 mil milhões de euros), de acordo com dados do portal ‘CompaniesMarketCap’.

Essa é uma possibilidade, de acordo com o mesmo órgão de comunicação social, porque no dia 5 de maio a Zalando revelou que entre janeiro e março de 2022 sofreu a primeira quebra de sempre no seu volume vendas, desde que se estreou em 2008. Este sinal de fragilidade pode fazer com que a Zalando se torne uma aquisição viável e apetecível para a Inditex, capitalizando sobre as capacidades da concorrente alemã no campo do e-commerce.

Mesmo num quadro de crescente inflação, a Inditex prevê um crescimento anual de 5% das suas vendas ao longo dos próximos cinco anos.

Contudo, a ‘Reuters’ afirma que a Inditex tem preferido apostar num crescimento orgânico, na abertura de novas lojas e na requalificação de existentes, pelo que um passo estrategicamente agressivo, como seria a aquisição de um concorrente, será ainda incerto, mas poderá não estar além do possível.






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