Economia da Ucrânia pode cair até 60% em 2022 se guerra se prolongar, alerta Morgan Stanley

A financeira revelou esta quarta-feira, dia 18 de maio, que a economia ucraniana deverá contrair até 60%, comparando com 2021, se o conflito resultante da invasão pela Rússia se prolongar no tempo sem uma resolução à vista.

Informação avançada pela ‘Reuters’, citando nota da Morgan Stanley, dá conta de que esse é o pior cenário possível, e que equaciona que o governo de Kiev deixaria de ter do acesso ao Mar Negro, ficando o país privado de um dos mais importantes pontos de entrada e saída de bens.

O cenário mais provável, de acordo com a Morgan Stanley, é um que prevê uma quebra de 39% do Produto Interno Bruto da Ucrânia, e assenta na possibilidade de o conflito, apesar de se prolongar, ir perdendo intensidade progressivamente.

A instituição financeira estima que a Ucrânia precisaria de cerca de 4,7 mil milhões de dólares (cerca de 4,5 mil milhões de euros) todos os meses para reduzir os impactos económicos da guerra, e salienta que a forma como o país utilizará as ajudas financeiras concedidas por outros países será determinante para a saúde da economia a longo-prazo.

Ainda este mês, a Morgan Stanley tinha avançado com previsões que apontavam para um crescimento do PIB mundial de 2,9%, cerca de metade do crescimento de 6,2% que se registou em 2021, identificando a guerra na Ucrânia e os surtos de Covid-19 na China como os motores mais importantes das contrações económicas esperadas.






Comentários
Loading...