Mastercard cria novo sistema de pagamentos através de reconhecimento facial. Empresa reforça aposta no “contactless”

A empresa anunciou que deu esta terça-feira início a um programa-piloto que vai permitir aos clientes fazerem pagamentos em lojas através de reconhecimento facial. O sistema chama-se ‘Biometric Checkout Program’ e pretende recorrer a tecnologia já amplamente usada para desbloquear smartphones.

A Mastercard diz que “os pagamentos presenciais da próxima geração apenas precisarão de um sorriso rápido ou de um gesto da mão” e que pretende que o sistema passe a ser utilizado em todo os tipos de lojas, das grandes superfícies comerciais aos negócios mais pequenos.

Dados avançados em comunicado dão conta de que 74% dos consumidores a nível mundial demonstram uma atitude positiva relativamente às tecnologias de reconhecimento biométrico e que se prevê que até 2026 esse mercado deverá atingir os 18,6 mil milhões de dólares.

A empresa explica que o novo sistema pode ser integrado em programas de fidelização já existentes das lojas e marcas e que pode apresentar aos utilizadores sugestões de produtos com base nos seus padrões de compra.

A Mastercard aponta que para o desenvolvimento e implementação do sistema de leitura biométrica está a colaborar com empresas coo a NEC, Payface, Aurus, PaybyFace, PopID e Fujitsu.

O projeto-piloto arrancou hoje em cinco supermercados em São Paulo, no Brasil. A empresa tem planos para testar o novo sistema em mercados no Médio Oriente e na Ásia.

Contactada pela ‘Executive Digest’, fonte da Mastercard avança que para já não há planos para estender o novo serviço de pagamentos à Europa, mas essa possibilidade não foi descartada.

Ler Mais





Comentários
Loading...