Como economizar mais de 650 euros por ano sem (muito) esforço

As moedas de um e dois cêntimos, ocupam muito espaço nos bolsos, agregam pouco valor de uma só vez, mas podem ajudar a economizar quase sem perceber. Através delas, passo-a-passo, poderá realizar um método de poupança com o qual somará mais de 650 euros num ano.

É o chamado “desafio do cêntimo”, uma prática para a qual apenas é necessário um mealheiro para guardar aquelas moedas que muitas das vezes até deixamos escapar da carteira ou dispensamos nos supermercados e restaurantes. Basicamente, o processo é muito simples e eficaz,  basta economizar um cêntimo no primeiro dia, dois no segundo, três no terceiro e assim por diante, como explicam no ´HelpMyCash`.

Este método de economia progressiva no qual a cada dia a mesma quantidade que a anterior é guardada adicionando um centavo extra, faz com que sem se perceber, ao final dos primeiros 31 dias se poupe cerca de 4,96 euros. Assim, em fevereiro, quase 13 euros devem ser reservados e assim por diante até dezembro, quando a poupança mensal deve chegar aos 109 euros para alcançar o desafio.

Se esta meta for cumprida, após 365 dias a economia será de 667,95 euros. Também, se preferir, pode economizar ainda mais, basta que para isso, em vez destas pequenas moedas, suba o valor para cinco cêntimos. Se bem que, sendo este desafio uma meta diária, embora pareça pouco, o esforço é muito maior, porém, vantajoso: no final do ano a poupança seria de 3,339,75 euros.