Sabe quais são as qualidades que Elon Musk mais valoriza na hora de contratar?
Numa das suas publicações no Twitter, Elon Musk aproveitou para revelar as qualidades que mais valoriza no momento de contratar alguém, sobretudo se se tratar de um funcionário com quem vá trabalhar mais proximamente.
No tweet do fundador da Tesla rapidamente se percebe que não estão em causa as habilidades tradicionalmente requeridas, mas sim outro tipo de traços e valores.
This is mainly for staffing up 4 production shifts for 24/7 operations, but engineers, supervisors & support personnel are certainly needed too. A super hardcore work ethic, talent for building things, common sense & trustworthiness are required, the rest we can train.
— Elon Musk (@elonmusk) February 4, 2020
“Requer uma ética de trabalho muito difícil, um talento para construir coisas, bom senso e confiança, o resto podemos treinar”, escreveu o CEO da SpaceX.
O ‘elEconomista’ esmiuçou o tweet de Musk e listou as qualidades apontadas por Musk:
Ética de trabalho
O magnata defendeu publicamente que teve jornadas laborais de mais de 16 horas quando a Tesla estava a dar os primeiros passos. Porém, não é isso que procura nos seus funcionários, mas sim que demonstrem interesse e dedicação pelo que fazem.
Talento para construir coisas
Musk referia-se literamente à construção de coisas, como foguetões ou carros; porém, a mensagem pode significar também pessoas que são muito boas em ver o é preciso ser feito e conseguir delinear um plano para concretizá-lo do zero.
Senso comum
Musk explicou que com bom senso se refere à capacidade de compreender uma determinada situação e perceber corretamente como reagir.
Confiança
O CEO da Tesla refere-se à confiança do funcionário ou trabalhador em si mesmo e também à confiança que inspira para a empresa.
No mesmo tweet, que foi escrito a propósito de um processo de seleção para a SpaceX, Musk defende que não é preciso ter conhecimentos sobre foguetões: “O resto pode ser treinado”, comentou, um princípio que pode ser aplicado em todas as empresas.