Sete formas de identificar a estratégia de “greenwashing” de empresas

A mobilização pela proteção ambiental está em franco crescimento, com várias empresas a darem um passo em frente e a apresentarem soluções mais sustentáveis para o nosso dia a dia.

Contudo, algumas marcas são acusadas de ter em prática a estratégia de “greenwashing”, que passa pela apresentação de um produto como amigo do ambiente ou sustentável quando não é; desta forma, estas marcas conseguem levar os consumidores a comprometer-se com o seu ideal e a comprarem artigos pensando que estão a ajudar o planeta.

A ‘BBC’ listou um conjunto de técnicas para perceber se determinadas empresas estão a são realmente tão verdes como levam a crer.

 

1- Declarações falsas ou linguagem vaga

A Advertising Standards Authority afirma que esta é a área sobre a qual recebe mais reclamações.

Em 2019, o regulador de publicidade proibiu um anúncio da Ryanair alegando que era a companhia aérea com as menores emissões da Europa, sem evidências suficientes para apoiar a afirmação.

 

2- Imagens da natureza ou palavras-chave ‘verdes’

Frases como “eco”, “sustentável” e “verde” são geralmente usadas por empresas para fazer o negócio parecer ambientalmente consciente.

 

3- Omitir informações

As marcas de roupa podem promover roupas feitas de tecidos “sustentáveis”, mesmo que o resto da sua linha de roupas seja prejudicial ao meio ambiente.

Por exemplo, uma empresa pode apresentar-se como ecologicamente consciente, mas não levar em consideração as emissões da cadeia de abastecimento de uma fábrica movida a carvão no exterior.

 

4- Esteja atento à compensação de carbono

Um governo, empresa ou indivíduo pode tentar equilibrar as suas próprias emissões encontrando outras maneiras de remover uma quantidade equivalente de gases de efeito estufa da atmosfera, a chamada compensação de carbono.

David Barmes, economista sénior do grupo de campanha Positive Money, diz que compensar é a forma mais popular de lavagem verde.

 

5- Verifique a propriedade da empresa

Empresas maiores, ou conglomerados, com alto impacto ambiental, compram muitas vezes marcas menores para chegarem a clientes ambientalmente mais conscientes que, de outra forma, teriam optado por não gastar dinheiro com eles.

Portanto, saber quem é o proprietário final de uma empresa pode ser importante para descobrir todo o seu impacto ambiental.

 

6- Produtos ecológicos numa gama mais ampla

Algumas empresas vendem de facto produtos amigos do meio ambiente, mas omitem informações sobre o impacto dos seus outros produtos.

“As empresas que têm algo a esconder – ou nenhuma boa história para contar – muitas vezes tornam mais difícil para os consumidores verificar as suas credenciais ecológicas”, explica uma especialista.

 

7- O produto e a sua embalagem são recicláveis?

O rótulo “reciclável” em alguns itens de plástico pode ser usado para produtos que não são fáceis de reciclar.

Em 2018, a McDonald’s anunciou que ia deixar de utilizar palhinhas de plástico descartáveis nos restaurantes, passando a usar palhinhas de papel. Contudo, no ano seguinte foi acusada de “greenwashing” quando foi revelado que as palhinhas não eram realmente recicláveis.

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