Grupo Allianz e IFC apostam no investimento climaticamente inteligente e investem em mercados emergentes

O Grupo Allianz e a International Finance Corporation (IFC) formalizaram esta quarta-feira hoje uma parceria no âmbito do Programa de Gestão da Carteira de Co-empréstimos (MCPP, na sua sigla em inglês).

Numa nota enviada à imprensa, as duas entidades referem que a criação da nova plataforma global dedicada ao investimento climaticamente inteligente vai facultar cerca de 2,59 mil milhões de euros (até 3 mil milhões de dólares) a empresas privadas em economias em desenvolvimento.

“A nossa sólida parceria com a IFC e os investidores comprometidos permite-nos dar forma a programas como o MCPP One Planet e contribuir para o crescimento económico inteligente em termos de clima em mercados de escala. É necessário investir grandes somas para conseguir alinhar a trajetória dos mercados emergentes com o Acordo de Paris, e estamos desejosos por ajudar a estruturar estas colaborações público-privadas e mobilizar o capital necessário”, assegurou Oliver Bäte, Diretor-Executivo (CEO), da Allianz SE.

O MCPP One Planet, que foi anunciado hoje na COP26, hoje é a primeira carteira intersectorial do mundo de empréstimos para mercados emergentes em linha com o Acordo de Paris, sendo que as contribuições dos investidores irão ser acordadas com os próprios fundos da IFC, para aumentar o financiamento climaticamente responsável nos mercados emergentes.

Nas palavras do Diretor-Geral da IFC, Makhtar Diop, “alargar as parcerias com alguns dos maiores investidores do mundo é fundamental para aumentar os fluxos de financiamento aos mercados emergentes em busca de soluções climaticamente inteligentes e consistentes com os objetivos do Acordo de Paris. O MCPP One Planet vai criar um modelo global para mobilizar o financiamento de investidores institucionais de apoio à agenda climática das comunidades mais vulneráveis na linha de frente das mudanças climáticas, em economias emergentes e em desenvolvimento”.






Comentários
Loading...