Mercado asiático negoceia “no verde” e com apetite pelo risco com anúncio de acordo de cumprimento da Evergrande

O mercado de ações na Ásia negociou no verde na sequência da chegada do anúncio de um acordo que evitará que a Evergrande entre em incumprimento. Para Anderson Alves, analista da ActivTrades este é um sinal claro de que “apesar do tema da dívida da gigante do imobiliário estar em agenda, as condições de liquidez podem melhorar ligeiramente com o retorno dos investidores chineses”.

Com a chegada do acordo da Evergrande, os analistas acreditam num regresso do apetite pelo risco transversal a todo o tipo de ações, que até agora estava anulado. Para Andreson Alves o mercado está sensível a este acontecimento, pelo que a partir de agora “o foco agora é o plano de pagamento de juros sobre a dívida”. “Alguns investidores ainda esperam pela intervenção do governo chinês no caso de o cenário se agravar, contudo, fontes oficiais admitem que é pouco provável que tal venha a acontecer”, acrescenta o analistas.

O gigante imobiliário chinês Evergrande disse hoje ter chegado a um acordo com os detentores de obrigações para evitar o incumprimento de uma das suas dívida.

Numa declaração à Bolsa de Shenzhen, no sul da China, o grupo, que está sobrecarregado com cerca de 260 mil milhões de euros de dívida, disse que uma das suas filiais, Hengda Real Estate, tinha negociado um plano de pagamento de juros sobre uma obrigação com vencimento em 2025.

Segundo a Bloomberg, Evergrande reembolsaria 232 milhões de yuan (30,5 milhões de euros) da dívida devida na quinta-feira sobre a obrigação de 5,8%, que se destina ao mercado obrigacionista doméstico.

Mas o gigante imobiliário baseado em Shenzhen está longe de estar fora de perigo, dado o montante total da sua dívida.

Outros reembolsos são devidos na quinta-feira e o grupo ainda não disse como planeia cumpri-los.

Os receios de um cenário ao estilo do Lehman Brother, cuja falência precipitou a crise financeira de 2008 nos Estados Unidos, enviaram os mercados mundiais a mergulhar nos últimos dias.

Todos os olhos estão postos no governo chinês, que não disse se pretende salvar o grupo privado.

 

Forex Ásia

O Ringgit caiu em relação ao dólar esta quarta-feira, estando agora a ser negociado a 4,1830. O mercado tem se movido hesitantemente nos últimos dias, num compasso de espera pela decisão do Fed sobre a taxa de juros do dólar americano e pelo relatório do Comité de Politica Monetária da Reserva Federal (Fed).

A expectativa é de que a Fed comece a retirar os estímulos financeiros na reunião de novembro e este processo pode levar à subida do dólar e à queda das ações em todo o mundo. Assim, o relatório pode indicar quais serão os próximos passos do organismo liderado por Jerome Powell.

Na Malásia, a publicação do MYR, Índice de Preços ao Consumidor, na sexta-feira pode indicar o estado de saúde da economia. Do ponto de vista técnico, o USDMYR pode cair para os 4,1680, antes de retomar o seu movimento de alta.

 

 

Ler Mais





Comentários
Loading...