Próxima semana à lupa: Dos mercados à economia – e outras coisas que precisa de saber
Na próxima semana teremos várias reuniões de Bancos Centrais agendadas tais como do Banco do Japão, Banco de Inglaterra, Reserva Federal, Banco da Noruega e Banco da Suécia.
A reunião da Fed na quarta-feira é, como sempre, a mais importante.
Antes desta reunião, tivemos algumas expectativas em relação ao início do tapering que caíram por água abaixo na sequência dos números de inflação do CPI inferiores ao esperado. Duvidamos que este resultado tenha mudado em alguma coisa a linha de pensamento da Fed, pelo que esperamos que a Fed forneça um plano de implementação para o tapering, e que o mercado o interprete de forma agressiva, mesmo sabendo que a primeira subida da taxa esteja ainda distante.
Também tem havido algumas apostas mais hawkish em relação à decisão da taxa por parte do Riksbank na terça-feira, mas pensamos que o risco/recompensa favorece um resultado dovish – é improvável que o governador Ingves desvie o seu rumo atual – devido a melhorias nas estimativas de crescimento e dados de inflação elevada.
A reunião do Norges Bank na quinta-feira é a mais interessante, pois o banco está a caminho de aumentar as taxas pela primeira vez neste ciclo económico.
As atuais trajetórias das taxas relativas dos dois bancos centrais escandinavos sugerem uma tendência de alta para o NOK/SEK a médio prazo.
Além das reuniões dos Bancos Centrais, teremos também a divulgação dos números do PMI flash da Zona Euro – que serão publicados na quinta-feira, havendo a possibilidade de continuarem a mostrar uma tendência ascendente.
Nuno Mello
Analista XTB