Próxima semana à lupa: Dos mercados à economia – e outras coisas que precisa de saber
Semana dos Bancos Centrais
Espera-se que a próxima semana comece de forma relativamente calma durante o primeiro dia de negociações, uma vez que vários mercados irão usufruir de um fim-de-semana prolongado, devido aos feriados nos EUA e no Canadá.
No entanto, ao longo da semana vários Bancos Centrais e decisores de política monetária deverão intervir e as suas declarações deverão agitar os mercados.
Na madrugada de terça-feira o Banco Central da Austrália (RBA) deverá divulgar a sua decisão sobre as taxas de juro e os decisores de política monetária deverão dar novas pistas sobre a estratégia do Banco para os próximos tempos, tons mais hawkish ou dovish deverão agitar os mercados, sobretudo o mercado cambial, estando o dólar australiano (AUD) exposto a períodos de maior volatilidade.
No dia a seguir, quarta-feira, é a vez do Banco do Canadá (BOC) divulgar as suas previsões económicas e a decisão sobre as taxas de juro. Contudo, as declarações dos membros do Banco também poderão desencadear períodos de maior volatilidade, principalmente no mercado cambial, com destaque para o dólar canadeano (CAD).
Os investidores estarão atentos à discussão sobre as perspectivas económicas e eventuais pistas sobre os próximos passos do Banco no futuro.
Quinta-feira termina com a intervenção do BCE, onde o Banco Central Europeu também deverá comunicar as suas decisões sobre as taxas de juro e as suas perspetivas futuras.
Deve-se destacar que, recentemente, vários membros do BCE já manifestaram a intenção de começar a reduzir os estímulos na zona euro, sobretudo a redução do programa de compra de emergência pandémico (PEPP).
Esta intenção já desencadeou algum nervosismo no mercado e, por isso, os investidores irão estar atentos à conferência de imprensa que está agendada para ser realizada às 13h30.
Apesar da semana ser marcada pela intervenção de vários Bancos Centrais, também serão divulgados dados macroeconómicos importantes sobre a economia canadiana e norte-americana. Serão divulgados relatórios sobre o mercado laboral no Canadá e o índice de preços no produtor (PPI) nos EUA, ambos os dados serão divulgados ao mesmo tempo, às 13h30 de sexta-feira e deverão desencadear períodos de maior volatilidade, tanto no mercado cambial bem como nos metais preciosos (ouro) e nos índices bolsistas.
Henrique Tomé
Analista XTB