Microsoft, Amazon e Apple reúnem-se com Joe Biden “à porta fechada” para debater segurança informática

Os CEO de várias gigantes tecnológicas, incluindo a Amazon, Apple e Microsoft, vão encontrar-se esta quarta-feira, com Joe Biden, para debater o estado atual da segurança informática.

A CNBC confirmou que o CEO da Amazon, Andy Jassy, estará presente e admite a possibilidade do responsável pela IBM, Arvind Krishna , também poder estar presente na reunião. A Bloomberg deu conta de que Tim Cook da Apple e Satya Nadella da Microsoft também estarão presentes no encontro.

Esta reunião acontece pouco tempo depois de em julho, mais de mil empresas em todo o mundo viram o seu software bloqueado, depois de terem sofrido um ataque informático durante este fim de semana, de acordo com a empresa de segurança informática norte-americana Huntress Labs.

Os piratas atacaram os servidores da empresa de serviços de TI e de segurança informática Kaseya, em Mimai nos EUA, utilizando ransomware. Após esta operação, os hacker conseguiram entrar em pelo menos 40 sistemas de várias empresas clientes da Kaseya. Deste passo até invadirem o software de mais de mil empresas foi um salto.

Depois deste ataque até a rede de supermercados sueca Coop foi obrigada a fechar quase 500 supermercados, tendo reaberto a porta da maior parte das lojas nos dias seguintes.

Depois de contactar vários especialistas, o site de informação informática, Register, aponta a culpa para o grupo russo de hackers REvil, o  mesmo grupo atacou em junho a JBS, a maior distribuidora de carne do mundo e uma empresa brasileira que foi obrigada a pagar mais de 10 milhões de euros de resgate em troca do desbloqueio do software.

Em maio, os piratas informáticos russos suspeitos por estarem por detrás do ataque conhecido na imprensa internacional como “solarwinds”, no ano passado, que acabou por fazer estragos nos servidores de várias instituições americanas e estrangeiras, voltaram a invadir sistemas informáticos nos EUA, avisou hoje a Microsoft.

Segundo a empresa cofundada por Bill Gates, o grupo de hackers, conhecido como Nobelium, infiltrou-se numa conta de email do departamento de marketing da Agência Pública Americana para o Desenvolvimento, com o objetivo de atingir mais de 150 organizações em todo o mundo.

Ler Mais





Comentários
Loading...