5G terá impacto de 1,08 biliões no PIB mundial já em 2030
Estados Unidos da América, China e Japão são os mercados cujo PIB será mais impactado pela implementação e disponibilização da nova geração de comunicações. A nível mundial, a influência do 5G no PIB será de 1,08 biliões de euros, já em 2030, segundo aponta o relatório “The global economic imapct of 5G”, da PwC.
Citado pelo jornal espanhol CincoDías, o estudo indica que o 5G provocará uma melhoria na eficiência e na produtividade, o que levará, por seu turno, a um aumento do PIB mundial. Por sectores, o destaque vai para a saúde.
As contas da PwC mostram que o impacto económico desta nova tecnologia se deverá começar a fazer sentir em 2025. Os EUA irão beneficiar em 484 mil milhões de dólares, a China em 220 mil milhões e o Japão em 76 mil milhões. Na Europa, a Alemanha será a grande beneficiada, com um impacto positivo de 65 mil milhões de dólares.
A consultora responsável pela análise justifica o crescimento mais significativo nestes mercados com o facto de apresentarem sistemas produtivos mais sólidos e modernos. Além disso, também a dimensão da economia é um factor a considerar.
Mais de metade do impacto económico do 5G no Mundo, ou seja 530 mil milhões de dólares, terá origem na aplicação desta tecnologia na saúde. O crescimento já verificado da telemedicina durante a pandemia poderá evidenciar um pouco daquilo que será o futuro do sector.
Já no sector eléctrico, o impacto será de 330 mil milhões de dólares, em 2030. Neste caso, a PwC aponta para a capacidade de ligar um maior número de dispositivos e com um menor consumo associado. Gestão de resíduos será uma das áreas abrangidas pelo 5G neste sector.
Quanto aos restantes sectores analisados, o impacto deverá ser mais reduzido: 254 mil milhões de dólares no consumo e meios de comunicação; 134 mil milhões de dólares na indústria; e 86 mil milhões de dólares nos serviços financeiros.