Meta climática europeia para 2030 ‘mais rigorosa’ vai ser proposta para a semana
A Comissão Europeia deverá revelar uma meta ‘mais rigorosa’ no que toca à redução de emissões para 2030 dia 16 de Setembro, o que vai originar negociações intensas entre governos e legisladores sobre um objectivo político que vai exigir uma revisão geral do funcionamento da economia do continente europeu.
A União Europeia (UE) está a ponderar a possibilidade de reforçar o seu objectivo de redução do carbono da próxima década para 50-55%, sendo provável que esta última percentagem se torne a nova meta. O actual objectivo vinculativo é um corte de 40% em comparação com os níveis de 1990, avança a ‘Bloomberg‘.
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai anunciar o objectivo mais ambicioso num discurso político fundamental. A Comissão irá provavelmente discutir o objectivo na reunião de 15 de Setembro, antes de o adoptar num procedimento escrito um dia mais tarde, de acordo com uma fonte da UE que preferiu não ser identificada.
A proposta da Comissão Europeia está sujeita a alterações e aprovação pelos governos e Parlamento do bloco, antes de se tornar lei.
A ideia em causa faz parte do Acordo Verde Europeu, um conjunto abrangente de medidas destinadas a transformar a Europa no primeiro continente do mundo neutro do ponto de vista climático até 2050.