82% dos empregadores pretende contratar em 2019

Este ano, 87% dos empregadores portugueses reforçou as suas equipas com novos profissionais, dando continuidade aos 81% registados no final de 2017. Para o próximo ano, a estimativa aponta para os 82%, segundo revela a Hays.

A empresa dedicada a recrutamento especializado sublinha que as expectativas dos empregadores para a economia do País para 2019 também serão optimistas: 19% acredita numa melhoria, 16% fala em quebra e 66% em manutenção.

O estudo da Hays sobre tendências no mundo laboral revela também que 2018 foi ano de aumentos salariais (74%), aumentos de benefícios (28%) e de promoções (48%). Porquê? 72% justificam com o desempenho dos colaboradores.

Emigrantes querem voltar

Do total de profissionais portugueses a trabalhar actualmente no estrangeiro, 78% quer regressar a Portugal, sendo que 43% deseja fazê-lo no prazo de dois anos. “A estabilização da economia portuguesa e o consequente efeito positivo no mercado de trabalho português parece estar a contribuir para um abrandamento na fuga de talento para o estrangeiro nos últimos dois anos e o possível retorno de alguns profissionais”, avança a Hays.

Questionados sobre o reconhecimento das suas capacidades e conhecimentos no estrangeiro face a Portugal, 89% indica que foram mais valorizados além-fronteiras.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...