Ex-Nasa vai ajudar Uber a criar carros voadores

Depois de a Airbus ter apresentado os automóveis voadores como solução para o trânsito das cidades, é a vez da Uber se mostrar interessada num projecto semelhante. A tecnológica contratou Mark Moore, ex-engenheiro da Nasa com cerca de 30 anos de experiência na agência espacial norte-americana.

Mark Moore vai juntar-se à divisão Elevate da Uber, de acordo com o Financial Times, assumindo funções enquanto director de engenharia para aviação. É esta a divisão responsável, por exemplo, pelo sistema “vertical takeoff and landing” (VTOL) que a Uber está a desenvolver, tendo em vista um modelo de aviação on-demand.

Nikhil Goel, head of Product for Advanced Programs da Uber, afirma que a empresa se vê como uma das peças fundamentais na catalização do desenvolvimento crescente do ecossistema VTOL. «Estamos entusiasmados por o Mark se juntar a nós para trabalhar com empresas e stakeholders à medida que continuamos a explorar o caso descrito no nosso white paper», refere o responsável.

No white paper em questão, a Uber previa um sistema on-demand que revolucionasse a mobilidade urbana, facilitando o transporte entre os subúrbios e o centro das cidades, por exemplo.