Ford e Baidu juntas pelos automóveis autónomos

A fabricante de automóveis norte-americana Ford e a tecnológica chinesa Baidu uniram-se para investir 150 milhões de dólares (133 milhões de euros) na Velodyne. Trata-se de uma empresa de Silicon Valley que produz sensores LIDAR, utilizados no desenvolvimento de veículos autónomos. O objectivo do investimento conjunto, explica o The Verge, é baixar os custos de produção dos sensores para que a tecnologia aplicada neste tipo de automóveis se torne mais barata.

A Ford quer construir, até 2021, um veículo autónomo sem volante e sem pedais, que possa ser utilizado por empresas de mobilidade partilhada como a Uber e Lyft. Isto significa que o consumidor comum não terá acesso ao veículo, pelo menos durante uma primeira fase, até porque os custos envolvidos serão mais elevados do que aqueles referentes à aquisição de um modelo regular da Ford.

O modelo de autonomia apresentado pela Ford indica que o automóvel apenas terá permissão para realizar determinados percursos pré-definidos. Desta forma, apesar de ter total controlo sob a condução, o automóvel fica restrito a uma zona geográfica, sendo que a mesma terá de estar disponível nos mapas de alta resolução utilizados. O objectivo é diminuir os riscos associados a um veículo autónomo.