Elon Musk actualiza “master plan” da Tesla

Passados 10 anos desde o primeiro “master plan” elaborado por Elon Musk para a empresa que lidera, o empresário procedeu a uma actualização. Até porque, segundo escreve no blog da Tesla, os objectivos delineados estão já na fase final e conclusão: criar um automóvel de baixo volume que teria de ser caro, utilizar o dinheiro conseguido através do mesmo para desenvolver um automóvel de médio volume mais acessível e, depois, usar esse dinheiro para criar um veículo de volume elevado ajustado a todo o tipo de carteiras. Por fim, Elon Musk esperava providenciar energia solar. Sim, este objectivo já existia há 10 anos.

Este último ponto é, de resto, uma espécie de ponte entre o “master plan” antigo e o novo. Elon Musk indica quatro pontos-chave para o futuro da Tesla e todos eles partem da ideia de que é preciso alterar o sistema de combustíveis actual.

O primeiro ponto passa por unir a Tesla e a SolarCity no sentido de criar uma experiência de energia solar doméstica simples e que funcione. As duas empresas deverão fundir-se, agora que «a Tesla está preparada para escalar o Powerwall e que a SolarCity está pronta para providenciar produtos solar altamente diferenciados».

O ponto seguinte consiste na expansão do portefólio da Tesla. Elon Musk quer mais modelos automóveis a circular nas estradas e antecipa até a possibilidade de desenvolvimento de um camião e de um autocarro. O ponto número três está relacionado com autonomia: a Tesla quer que todos os automóveis da marca estejam aptos para condução autónoma, sendo que está já a lançar um sistema de auto-piloto parcial, ainda em fase beta.

O último ponto indicado é partilhar. Quando os veículos autónomos estiverem totalmente regulamentados e se tornarem algo comum no dia-a-dia, os proprietários poderão encontrar uma nova fonte de rendimento na partilha dos seus veículos. Tendo em conta que os automóveis serão capaz de viajar sozinhos, será possível enviá-lo para a localização de outra pessoa e partilhá-lo quando não fizer falta.