Fundador da Alibaba alerta para contrafacção chinesa

«O problema é que os produtos falsos de hoje são de melhor qualidade e têm melhores preços do que os produtos reais com os nomes reais.» A declaração é de Jack Ma, fundador da Alibaba, a propósito da força crescente da contrafacção chinesa que conseguiu abrir caminho até às plataformas de comércio online do grupo.

Ainda assim, Jack Ma garantiu, numa conferência com investidores citada pela Bloomberg, que a Alibaba é a melhor do mundo no combate à venda de produtos contrafeitos, apesar de ter sido suspensa da organização sem fins lucrativos International AntiCounterfeiting Coalition. O grupo chinês tem sido alvo de críticas por não desempenhar correctamente o seu papel no sentido de eliminar artigos reproduzidos nas suas plataformas de comércio online.

Cao Lei, director do China E-Commerce Research Center, considera mesmo que é «inapropriado para uma pessoa com o estatuto de Jack Ma dizer algo deste género», referindo-se à afirmação de que a Alibaba é a melhor na luta contra os artigos falsos. Citado pela mesma agência noticiosa, Cao Lei afirma que tal pode ser verdade relativamente a alguns casos individuais mas que é errado generalizar.

Dados de 2015 revelados por Michal Evans, presidente do grupo, mostram, ainda assim, que os esforços da Alibaba contra a contrafacção levaram à detenção de 300 pessoas, destruição de 46 instalações dedicadas à produção de artigos falsos e apreensão de produtos no valor de 125 milhões de dólares (111,4 milhões de euros). Tudo isto em colaboração com as autoridades chinesas.