Telemóveis Nokia vão voltar

Cerca de dois anos após ter comprado a unidade de telemóveis da Nokia, a Microsoft desistiu de tentar reavivar o negócio e vendeu a unidade de produção de telemóveis básicos a uma subsidiária da Foxconn por 350 milhões de dólares (312,2 milhões de euros). No mesmo dia, a HMD Global Oy, liderada por antigos quadros da Nokia, adquiriu os direitos de licenciamento da marca Nokia tendo em vista a reintrodução dos smarpthones da empresa finlandesa no mercado, bem como o desenvolvimento de tablets, através de um acordo entre a Foxconn e a HMD.

De acordo com a Bloomberg, o investimento alocado a esta missão será na ordem dos 500 milhões de dólares (446 milhões de euros). A Nokia não terá uma participação na nova empresa, pelo que receberá apenas o valor correspondente ao licenciamento.

Os novos smartphones da Nokia não terão o sistema operativo da Microsoft mas sim o da Google, ou seja, o Android. O objectivo é conseguir competir com a oferta da Apple e Samsung, algo que em 2014 não conseguiu. Caso a tentativa também não tenha resultados positivos hoje, é a HMD Global Oy quem perde e não a Nokia.