Google investe 211 milhões em parque da EDP Renováveis

Dias depois da startup portuguesa Digisfera ter anunciado a sua aquisição por parte da Google, passando a integrar a equipa de Street View, a tecnológica de Mountain View aponta de novo o seu carrinho de compras para Portugal. A EDP Renováveis informou, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, que uma subsidiária da Google vai investir cerca de 211 milhões de euros (240 milhões de dólares) num parque eólico da energética portuguesa, através de um financiamento “tax equity”, ou seja, de créditos fiscais.

Localizado no estado do Kansas, nos Estados Unidos da América, o parque eólico de Waverly foi o escolhido para um projecto que deverá ter uma capacidade instalada de 199 megawatts. Ainda em fase de construção, o parque irá produzir energia que será vendida através de um contrato de aquisição de energia (CAE) com a duração de 20 anos, explica a EDP Renováveis.

O acordo firmado entre as duas partes indica que a transacção irá acontecer “em data próxima ao início das operações do projecto previsto ocorrer até ao fim de 2015”. No mesmo comunicado, a EDP Renováveis afirma ainda que esta constitui a maior parceria institucional da energética, considerando os acordos que incluem apenas um projecto eólico.