Portugal com 94 mil automóveis do grupo VW manipulados

O Grupo Volkswagen confirmou que existem, em Portugal, 94.400 veículos com motores equipados com software que manipula as normas estabelecidas pelo Euro 5, padrão europeu de emissões em vigor na altura em que foram construídos, sendo que hoje já está em vigor o Euro 6. Os automóveis pertencem às marcas distribuídas pela Siva no País, sendo que ao todo são 53.761 veículos da Volkswagen e Volkswagen Veículos Comerciais, 31.839 da Audi e 8800 da Škoda. Em comunicado, o grupo reforça ainda que «todos os veículos novos a serem comercializados em Portugal respondem aos requisitos legais e aos padrões ambientais em vigor».

Ontem, a Seat já havia revelado que, em todo o mundo, circulavam 700 mil automóveis da marca com o motor fraudulento e que, em Portugal, ainda existem 50 veículos afectados em stock, segundo o Diário Económico.

Para resolver a polémica instalada relativamente às emissões de gases, a Volkswagen anuncia também que está a preparar um plano de acções para os motores Diesel Euro 5. Deverá ser apresentado já em Outubro e pressupõe a criação de soluções técnicas e de medidas a aplicar por parte de cada uma das marcas do grupo que tenham sido afectadas. Ainda assim, a Volkswagen afirma que «os problemas reconhecidos não afectam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a circulação automóvel».

Em data oportuna, explica o grupo, as marcas Volkswagen irão activar uma página na Internet em Portugal «com informações sobre os veículos abrangidos (incluindo a lista de chassis dos modelos em causa), na qual os clientes se podem manter informados sobre os desenvolvimentos desta situação».