Boeing recebe encomenda de 34 mil milhões da China

A Boeing anunciou ter recebido um pedido de 300 aviões para a China, negócio que valerá aproximadamente 34 mil milhões de euros, a preços de tabela, em encomendas firmes e opção de compra.

Parte do pedido já fazia parte de uma encomenda anterior, de acordo com a Reuters, mas a Boeing não avançou o número certo nem quais os compradores em questão. Ainda assim, num comunicado independente, o ICBC Financial Leasing, unidade industrial e comercial do Banco da China, confirmou ter encomendado 30 aparelhos 737-800, no valor de 2,6 mil milhões de euros a preços de tabela.

O anúncio dos 34 mil milhões de euros em encomendas firmes e opções de compra surgiu aquando da visita de Xi Jinping, presidente da China, à fábrica da Boeing em Washington, nos Estados Unidos da América. O governante aproveitou o momento para dizer aos trabalhadores da empresa que previa um futuro brilhante para a colaboração entre a China e a Boeing.

Está também previsto, segundo a Reuters, que a Boeing anuncie a construção de uma unidade fabril na China que deverá finalizar, pintar e entregar os aviões 737 construídos em Washington. A empresa informou, na mesma visita, que não pretende despedir trabalhadores devido à nova fábrica.