HP divide-se em duas empresas a 1 de Novembro

A Hewlett-Packard, mais conhecida por HP, oficializou a sua decisão de separar a empresa em duas, operação cuja conclusão tem data prevista para 1 de Novembro deste ano. A partir dessa data, para além da Hewlett-Packard Inc. existirá também a Hewlett Packard Enterprise.

Enquanto a primeira irá dedicar-se à expansão para novas áreas de negócio como a impressão 3D e ainda à garantia de que os accionistas recebem dividendos, a recém-criada empresa irá focar-se no mercado computacional, agora dominado pela cloud, de forma a manter-se relevante ao lado de nomes com a Microsoft ou Google. De acordo com Meg Whitman, CEO da Hewlett-Packard, em declarações reportadas pelo The Wall Street Journal, a estratégia da nova empresa passa pela aquisição de outros negócios e companhias.

Meg Whitman explica ainda que a decisão de separar a empresa foi tomada tendo em conta as dificuldades da HP em sobreviver no mundo tecnológico, traduzidas em quebras da receita, e também devido a escândalos corporativos. A executiva será a CEO da Hewlett Packard Enterprise e Dion Weisler, actual responsável pela divisão de computadores e impressoras, assumirá o cargo de CEO na Hewlett-Packard Inc.