18 no curso de Gestão ou 18 em capacidade de liderança? Soft skills são as mais procuradas nas empresas

Formação e experiência profissional são fatores importantes, mas já não são os únicos aspetos a considerar no momento de escolher um novo membro da equipa. Segundo uma análise da plataforma de formação online Udemy, as soft skills são cada vez mais procuradas, sendo mesmo, atualmente, um critério determinante nos processos de recrutamento.

Com a chegada da pandemia e a ascensão do teletrabalho, as empresas começaram a dar mais valor às competências primárias dos seus trabalhadores, ou seja, a capacidade de se relacionarem entre si e de gerirem esta nova realidade. A análise da Udemy, reportada pelo jornal El Economista, mostra que competências que não se aprendem nas aulas acabaram por se transformar numa das principais preocupações das organizações: oito em cada 10 CEOs está preocupado com as soft skills.

Para 2021, são oito as soft skills a ter em atenção:

– Comunicação Empresarial. Ou seja, a capacidade de transmitir confiança, ter empatia e saber ouvir os outros, tirando partido das informações que se obtêm;

– Liderança. Esta é uma competência tão importante que levou à multiplicação de cursos e formações sobre o tema, de forma a melhorar a relação entre empregador e empregado;

– Desenvolvimento Pessoal. De acordo com a Udemy, as empresas procuram profissionais motivados e decididos, que sabem o que querem e que estão dispostas a trabalhar para melhorar e evoluir;

– Negociação. Neste caso, trata-se de saber apresentar uma ideia e conversar até chegar a um consenso que seja vantajoso para todas as partes;

– Inteligência Emocional. As empresas procuram também colaboradores que saibam falar e lidar com outras pessoas, que estejam confortáveis em situações sociais e que consigam criar uma ligação direta com o consumidor;

– Gestão do tempo. Saber interagir com o ambiente de trabalho sem perder produtividade é outra das competências mais procuradas, encarada hoje como algo natural e básico para o desenvolvimento das empresas;

– Escrita correta. A última competência apontada diz respeito à capacidade de escrever corretamente e sem erros ortográficos, nomeadamente em emails ou publicações nas redes sociais.

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...